sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Blogueiro/Sanduíche?


Homem Sanduíche - Ao vestir aquelas placas ou coletes plásticos, o homem-sanduíche perde imediatamente o seu rosto. Também, ao ali chegar, o homem-sanduíche já tem perdido quase tudo, não resta mais nem "alface". É a tragicomédia nacional indo e voltando, a face, tenha sido bonzinho ou tenha sido monstro, se diluindo na multidão, entre tantos outros, talvez piores.

Este pensamento sobre o homem sanduíche foi feita pela revista V, (link), e ao lê-la veio-me a cabeça uma transformação a qual estão sofrendo alguns dos blogs de maior audiência.
Perambulando pela grande rede, pode-se notar essa transformação, onde os blogs estão se transformando em homens sanduíche de grandes empresas. Neste livro - A corporação - há algumas das melhores definições sobre como as grandes corporações tentam de todas as formas expandir seus tentáculos, putz, não tenho nada contra corporações, tome por base que sou fã incondicional da GE. Presentes, viagens(não que ganhar um presente seja algo ruim, pelo menos pra quem ganha) e algum trocado estão transformando a blogosfera em uma enorme teia de propaganda. Não tenho nada contra fazer propaganda, como dizem, propaganda é a alma do negócio, mas, como diz a definição acima, ao vestir certa roupa o homem sanduíche/blog perde imediatamente seu rosto.

Nenhum comentário: